quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dinâmicas

RESPEITANDO AS DIFERENÇAS
Propósito: Fazer um desenho em grupo onde cada participante esteja em situação especial.

Recursos: Papel, canetas, vendas.

Número de Participantes:Grupos de 5 pessoas

Duração:A tarefa de desenhar o barco deve ser cumprida em cinco minutos.

Descrição:Dividir a turma em grupos de cinco pessoas, colocando-as sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e canetas coloridas. Cada participante fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para o outro participante e assim por diante passando por todos um traço de cada vez até que o desenho esteja concluído ou tempo encerrado. Exemplo: o primeiro participante faz um traço e entrega para o próximo, na qual dará continuidade.
Os participantes terão também de obedecer as seguintes características individuais:
Participante 1 - é cego e só tem o braço direito;Participante 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;Participante 3 - é cego e surdo;Participante 4 - é cego e mudo;Participante 5 - não tem os braços;
Portanto, para desenvolverem esses papéis, pedirei  que os grupos escolham quem será 1,2,3,4 e 5 entregando vendas para os olhos e tiras de pano para amarrar os braços que não deverão utilizar.
Quando os grupos estiverem prontos, começarei a contar o tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção. Neste momento ficarei em silêncio, apenas observando o trabalho. Caso alguém solicite ajuda ou informações, reforçarei as instruções já ditas sem dar outras orientações. Caso algum participante faça perguntas do tipos está certo? Pode fazer assim? Deixarei o grupo decidir. Não interferirei. Estas situações poderão ser retomadas no momento de debate, para análise e como ilustração para outros comentários. Após o jogo, o  realizarei um Ciclo de Aprendizagem Vivencial, abordando as dificuldades encontradas os desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.


Dinâmica do Pirulito

Objetivo: Incentivar o quanto é importante a ajuda do outro para chegar a algum objetivo.

Procedimento: Coloque os alunos em círculo e distribua a todos um pirulito pedindo que segurem o mesmo com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre para desembrulhar o pirulito já na posição correta ( braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Em seguida propõe aos alunos que sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito.

Para completar ler a mensagem:


Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.
Foram primeiro ao inferno.
Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua Volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.
Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era Grande.
Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu.
Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em Volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento.
'Eu não compreendo', disse o homem a Deus, 'por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?'
Deus sorriu e respondeu:
'Você não percebeu? É Porque aqui eles aprenderam a Dar comida uns aos outros.'

Moral:Temos três situações que merecem profunda reflexão:

1. Egoísmo: as pessoas no 'inferno' estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas para equacionar a situação;

2. Criatividade: como todos estavam querendo se safar da situação caótica que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas que pudessem resolver o problema;
3. Equipe: se tivesse havido o espírito solidário e ajuda mútua, a situação
teria sido rapidamente resolvida.

Conclusão:
Dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras.
· O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso.
· Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados.